Quer começar na Marcenaria?

👉Confira essas dicas!👈

Para quem nunca se aventurou no mundo da marcenaria e nem do DIY  o  ''FAÇA VOCÊ MESMO''  pode ser uma experiência gratificante e inovadora, afinal, quem não gosta de ter em casa, móveis feitos por você mesmo, e do jeito que sempre quis?


A marcenaria faça você mesmo é uma tendência muito forte no momento. Aliás, em diversas áreas, o chamado DIY tem ganhado cada vez mais adeptos e sido uma boa “válvula de escape” para muitas pessoas no que diz respeito ao processo de descanso da mente e uma forma a mais de se livrar do estresse.

Porém, boa parte deste crescimento deve muito a alguns outros fatores que vão muito além de uma atividade que ajuda a aliviar o estresse.

O movimento faça você mesmo, nada mais é do que o ato de consertar, fazer algo, ou recuperá-lo com suas próprias mãos. Ou seja, um trabalho completamente artesanal, sem qualquer interferência industrial que traz muitos benefícios, como: 

• Obtenção de produtos exclusivos;

• Baixo custo;

• Realização de um desejo;

• Alternativa aos móveis que possuem um alto custo;

• Desenvolvimento de criatividade;

• Possibilidade de reaproveitamento de material;

• Terapia ocupacional 

 

 No entanto, cada um tem seus motivos, e com você não é diferente, apesar de que os que citamos acima são os mais comuns.

Para quem nunca se aventurou no mundo da marcenaria e nem do DIY pode ser uma experiência gratificante e inovadora, afinal, quem não gosta de ter em casa, móveis feitos por você mesmo, e do jeito que sempre quis?

Esta atividade agora, inclusive tem sido muito facilitada através da internet, onde tem se tornado cada vez mais popular, e por conta disto, inúmeros blogs e sites foram criados com o objetivo de ensinar tal ofício de acordo com os mais variados temas.

Foi então que aqueles que ficaram desejosos de ter produtos exclusivos e fugir desta prática passaram a produzir seus próprios itens. Com isso, a mão de obra e os produtos artesanais foram caindo no gosto popular e acabaram se tornando uma grande alternativa para o mercado consumidor.

Mais recentemente esta prática passou por um incentivo maior ainda com o rápido crescimento e a expansão de vídeos nas redes sociais, sobretudo nas plataformas específicas como o Youtube e o Vimeo.

Como começar

A sua residência é o melhor lugar para começar. Há sempre um móvel precisando ser consertado ou reformado, ou ainda algumas ideias que podem melhorar bastante o ambiente da casa, como por exemplo, móveis que complementem o quarto das crianças. Se esta for a sua pretensão de projeto inicial, poderá envolvê-las também no processo da escolha do modelo, como também das cores.

Outros ambientes que também são excelentes opções para começar, são a varanda frontal e o jardim da casa, que combinam muito bem com uma banqueta ou mesinha tanto em questão de beleza, quanto em utilidade.

Além destes lugares citados acima, ainda tem o quarto, o banheiro, a cozinha e a garagem. No quarto, banheiro e sala pode-se incluir sapateiras, molduras e estantes; na cozinha e garagem, como o fluxo é maior, e os serviços também precisam ser mais ágeis, móveis novos que facilitem a vida de quem está constantemente por lá, como nichos, pequenos armários, mesas e porta objetos são sempre bem vindos.


Primeiros Passos:

1. ✅ 📏📐📌📑🔍📆📃📷📺🔧🔨🔖

Fazer um planejamento

Para que o resultado seja o melhor possível, é preciso ter acima de tudo planejamento. O primeiro passo é escolher o móvel com o qual se pretende trabalhar, depois, avaliar o que será feito e o local onde o móvel irá ficar.

Tire as medidas do espaço onde pretende colocar o móvel. Decida qual a altura e a largura que você quer que ela tenha quando terminada. Por exemplo, estantes de livros geralmente tem 30 a 40 centímetros de profundidade; mas você pode customizar de acordo com suas necessidades

2.
✅ 📏📐📌📑🔍📆📃📷📺🔧🔨🔖

Verificar os materiais e equipamentos necessários

Escolhido o projeto e com as especificações devidamente detalhadas, é hora de preparar o material e equipamentos necessários.

Escolha a madeira. Você pode usar placas de madeira maciça que custam mais caro ou materiais industrializadas como o MDF, compensado, etc, que custam mais barato por m2.

3.
✅ 📏📐📌📑🔍📆📃📷📺🔧🔨🔖

Fazer o Plano de Corte

O plano de corte serve para esboçar todas as partes do móvel que será construído. Nesta etapa, são detalhados os diferentes materiais e espessuras, inclusive considerando as perdas de espessuras de serra e também as características da máquina e operação.

Ele é usado para garantir um aproveitamento da chapa usada na criação do móvel, além disso, indica a sequência de cortes que serão utilizados para retirar as peças. E ainda, caso necessário, garante o desenho do veio da madeira.

O plano de corte é, aliás, o passo mais importante, pois qualquer erro durante esta etapa inutilizará todo o material que você separou para a atividade, o que não é nem um pouco interessante. Por isso, se você não tem experiência, nós fazemos o Plano de Corte para você.

4.
✅ 📏📐📌📑🔍📆📃📷📺🔧🔨🔖

Corte do material e montagem da peça

O quarto passo são os cortes do material e a montagem da peça, dando forma ao móvel ou objeto. É uma etapa que também exige cuidados, mas, é bastante prazerosa, pois, é nela que o seu projeto começa a tomar forma.

5.
✅ 📏📐📌📑🔍📆📃📷📺🔧🔨🔖

Acabamento

Para terminar, o acabamento é a etapa onde serão aplicados os processos de proteção à peça e o trabalho para ficar conforme seu gosto com a customização.

No 🤜SPACEMAKER DATATEXTO🤛 , temos todos os equipamentos necessários para fazer todos os cortes, com máquinas que deixarão os cortes retos e otimizarão o seu tempo para a conclusão do projeto.

Mas muita gente nos pergunta… “Não sei mexer nas máquinas, vocês ajudam?”. E a nossa resposta é SIM! Nós daremos todo o suporte necessário para você, desde a escolha da madeira, explicando o funcionamento de cada máquina, auxiliando no corte e montagem das peças, até a última martelada. E o que é melhor, não cobramos nada a mais por isso! 

Mas lembre que a primeira ferramenta que vamos lhe apresentar é a 🧹VASSOURA🧹 

 porque acreditamos qu

 🇧🇷 ORDEM É PROGRESSO 🇧🇷
 

https://linktr.ee/datatexto

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog